Os sistemas hidráulicos são bastante utilizados em diversos setores industriais, desde a fabricação de maquinários pesados até o segmento de óleo e gás. Eles são compostos por diversos tipos de conexões hidráulicas.
Apresentadas em muitas variações, elas são responsáveis por unir tubulações, sistemas e máquinas no ambiente industrial, permitindo o transporte de fluidos diversos.
Neste artigo, discutiremos os principais tipos de conexões e suas aplicações principais em variados processos associados ao setor industrial.
Para que servem as conexões?
Muito demandadas em fábricas, as conexões são elementos que servem para conectar e fazer a ligação entre equipamentos, válvulas, sistemas, tubos e dispositivos.
Como função, tais soluções destinam-se à promoção do transporte de fluidos diversos, caso de gases e líquidos, por toda a indústria.
Devido à complexidade das tubulações, com muitas junções e curvas, a diversidade de conexões é muito grande.
Elas são encontradas em diferentes ramos de negócios, como as indústrias que atuam nas áreas de:
- Construção civil;
- Farmacêutica;
- Embalagens, plástico e borracha;
- Fabricante de máquinas;
- Óleo e gás;
- Papel e celulose;
- Metalúrgica e siderúrgica;
- Naval;
- Química;
- Sucroenergética e sucroalcooleira;
- Mineradora;
- Segmento agropecuário.
Principais tipos de conexões industriais
Como já destacado, muitas variações de conexão podem ser aplicadas em uma indústria. Elas estão diretamente ligadas a alguns fatores de relevância:
- Aplicabilidade no projeto;
- Valor de pressão suportado;
- Material, entre outros.
No caso do material, as conexões de aço inoxidável são cada vez mais recomendadas, como apresentaremos ainda neste artigo.
Conheça os principais tipos de conexões fabricadas com este material!
Conexões roscadas
São um dos tipos de conexão mais comuns, principalmente por serem fáceis de instalar e desmontar. Por isso, elas são ideais para aplicações que exigem uma manutenção regulada.
Como o próprio nome destaca, essas conexões utilizam roscas para unir as peças do sistema hidráulico. Além disso, podem ser encontradas em diversas configurações, incluindo roscas retas e cônicas.
As conexões de rosca são frequentemente utilizadas em aplicações que requerem uma ligação segura e confiável, como em sistemas de alta pressão.
Conexões soldadas
Diferentemente dos modelos anteriores, que podem ser montados e desmontados com facilidade, as conexões soldáveis são permanentes.
Por essa característica, elas são comuns em processos que exigem alta resistência à corrosão e vedação completa.
Essas conexões são unidas por meio de solda e são frequentemente utilizadas em aplicações de alta pressão, como os sistemas de perfuração de petróleo e gás.
As conexões de solda são seguras e confiáveis, mas também são as mais difíceis de desmontar.
Por isso, a indústria deve conhecer as necessidades ao fazer a escolha entre as conexões soldadas ou roscadas.
Conexões flangeadas
Permitem a união de tubos e componentes, sendo compostas por dois flanges unidos por parafusos e uma junta de vedação para garantir a estanqueidade.
As conexões de flange são frequentemente utilizadas em sistemas de alta pressão, como hidrojateamento ou no controle de processos.
Conexões de engate rápido
Engates rápidos são conexões que facilitam a montagem e desmontagem de sistemas hidráulicos, economizando tempo e esforço.
Isso é particularmente útil em situações em que há a necessidade de manutenção ou reparo.
As conexões de engate rápido são frequentemente utilizadas em aplicações móveis, como em máquinas agrícolas ou veículos de construção.
Conexões de compressão
São utilizadas em sistemas hidráulicos industriais que requerem um encaixe seguro e confiável, mas que também exigem o fácil desmonte.
Elas utilizam uma porca e um anel de compressão para unir as peças hidráulicas. São frequentemente aplicadas em sistemas de controle de fluidos, como os destinados à refrigeração.
No segmento industrial, também é possível encontrar outras conexões fabricadas em aço inoxidável.
Entre elas, temos tipos que atendem às necessidades específicas das indústrias e seus sistemas, como:
- De compreensão;
- De união;
- De engate;
- De encaixe
Conexão de aço carbono x conexão de aço inox: entenda as diferenças
Investir no uso de conexões em aço permite que a indústria obtenha dinamismo e apresenta maior rendimento operacional.
Este é um material resistente e versátil que se adapta muito bem às condições de temperatura e composição do fluido transportado.
Mas, há conexões de aço carbono e de aço inoxidável. Isso gera dúvidas sobre as principais diferenças e vantagens de cada uma destas possibilidades.
O aço carbono é a combinação de um produto duro, firme e sólido que apresenta uma boa condutividade térmica.
Por isso, costumam ser utilizadas em tubulações para transporte de materiais e fluídos em forma líquida, sólida ou gasosa que apresentem temperaturas elevadas.
Contudo, a vida útil do aço carbono é limitada, exigindo atenção aos primeiros sinais de desgaste e corrosão.
Os tipos de conexões de aço inox, por sua vez, são fabricadas com um produto revestido com titânio e níquel. Com isso:
- Apresentam resistência capaz de suportar a corrosão, o desgaste e a oxidação;
- Destacam-se como um dos produtos mais requisitados no ambiente industrial;
- São extremamente versáteis, duráveis e com uma performance notável
As conexões de aço inox são ideais para o desenvolvimento de projetos em ambientes extremos, considerando as características e o acabamento.
Também resistem ao contato com produtos químicos e corrosivos, assim como não são afetadas pela presença de umidade ou variações intensas de temperaturas.
Elas não oxidam, não enferrujam e pouco se desgastam, mantendo a infraestrutura de ambientes e sistemas de condução sempre seguros.
Ou seja, ambos os materiais usados nos tipos de conexões funcionam muito bem, porém os encaixes de aço inox apresentam diferenciais e vantagens, como:
- Maior tempo de vida útil;
- Acabamento estético;
- Adaptam-se às operações industriais.
Conexões Filmach: conhecimento técnico e padrão de qualidade
Se você precisa de conexões para a indústria, conheça as soluções distribuídas pela Filmach em todo o Brasil.
Com uma equipe comercial, amplo conhecimento e profissionais técnicos altamente capacitados, a Filmach é referência neste segmento de mercado.
As conexões distribuídas pela Filmach apresentam elevado padrão construtivo, garantido pela mão-de-obra especializada.
Para alcançar esse padrão, a empresa preza pelas exigências do mercado em fabricação de pestana, com destaque para a Norma ASTM A403 MSS SP 43.
Nossa equipe está sempre orientada a buscar, em parceria com clientes, a melhor relação de custo-benefício para cada projeto, através de uma engenharia de aplicação voltada para soluções integradas e técnicas.
Também atendemos todo o mercado nacional, oferecendo preços e condições especiais em nossa linha de conexões em aço inoxidável.
Para outras informações, entre em contato com nossa equipe técnica comercial. Aproveite também para solicitar um orçamento.





0 comentários