Um dos itens mais importantes de um sistema de tubulação, o flange é uma conexão que une dois componentes. O que, geralmente, acontece por parafusos e montagem em pares. A principal função dos flanges é vedar o sistema para não haver perda de fluídos e/ou de gases.
Eles se categorizam pelas normas B16.5 e B16.47 da ANSI (American National Standards Institute), comumente, com base no diâmetro.
São peças que podem ser integrais, forjadas ou fundidas junto ao tubo; ou independentes. Assim como soldadas ou rosqueadas ao tubo posteriormente. Essas conexões têm fácil montagem e desmontagem, o que facilita a sua limpeza, inspeção e modificação, sendo fundamental o acompanhamento de um profissional. Afinal, em cada projeto há uma especificação e uma finalidade. Esse especialista identificará o mais adequado com base nas necessidades, como:
- Tamanho do tubo;
- Pressão do sistema;
- Temperatura do sistema.
Abaixo, confira as principais características e diferenças dos tipos de flanges. Eles estão disponíveis para todos os segmentos da indústria, como de cimento e mineração, petrolífero, engenharia, água e esgoto, construção civil, usinas e outros.
Os tipos e as diferenças entre os flanges
Hoje, há no mercado uma grande variedade de flanges, com características e aplicações específicas. Destacamos as mais comuns, acompanhe!
Flange pescoço
Os flanges de pescoço são os mais comuns e se caracterizam pelo pescoço que se estende do corpo da conexão.
Esse detalhe faz com que possam ser utilizados em qualquer situação de pressão e temperatura, pois o “pescoço” ajuda a distribuir o estresse da junta de vedação.
Eles também são resistentes às tensões e reduzem as turbulências e erosões dentro das tubulações.
Saiba tudo sobre o flange pescoço.
Flange de encaixe
O flange de encaixe possui um encaixe que recebe a tubulação a ser soldada, utilizando somente a parte externa. Também é conhecido como Flange SW (Socket Welding).
Essa conexão é recomendada para qualquer situação de pressão e temperatura, desde que não esteja sujeito a severos gradientes térmicos.
Saiba tudo sobre o flange de encaixe.
Flange cego
O flange cego é o modelo que não possui o “furo” no centro. É utilizado para fechar o final de uma tubulação ou válvula, impedindo o fluxo de fluidos.
São conexões que facilitam a inspeção do sistema, onde é necessário fazer a manutenção e a limpeza. Além de serem recomendados para qualquer tipo de pressão e temperatura.
Saiba tudo sobre o flange cego.
Flange sobreposto
O flange sobreposto é o que possui um furo no centro para que a tubulação passe por dentro dele. Também é conhecido como “slip on“.
Para garantir maior resistência e fixação nos tubos, recebe uma dupla soldagem (interna e externa), evitando qualquer chance de vazamento.
Saiba tudo sobre o flange sobreposto.
Flange solto
Também conhecido como “lap joint”, o flange solto é uma conexão que não fica presa. Por isso, o nome solto. Ele pode deslizar facilmente sobre o tubo.
São utilizados com pestanas e recomendados para baixas pressões, em sistemas que exigem desmontagens frequentes.
Saiba tudo sobre o flange solto.
Flange roscado
Considerado de fácil montagem, o flange roscado (screwed) é utilizado em diversas aplicações industriais.
Além disso, pode ser unido a um tubo sem a necessidade de solda, sendo roscado. É recomendado em tubulações com temperaturas moderadas e pressão média.
O melhor flange para seu projeto está na Filmach!
A Filmach Equipamentos possui uma equipe comercial e de projetos com amplo conhecimento. Aliada a uma equipe técnica altamente capacitada, atende um extenso mercado de atuação. Especialmente, empresas que querem solucionar problemas.
Com excelência no atendimento, a equipe Filmach está orientada a buscar sempre a melhor relação de custo-benefício para cada projeto. O que acontece por meio de uma engenharia de aplicação voltada para soluções integradas e altamente técnicas.
Entre em contato e faça sua cotação de flanges.








0 comentários