Quais as diferenças entre os tipos de flanges soldáveis?

22 set, 2023 | Conexões de inox | 0 Comentários

Para entender as diferenças entre os tipos de flanges soldáveis, é preciso conhecer o conceito. Os flanges são conexões que possuem a principal função de conectar dois componentes de um sistema. 

Ao fazer isso, podem vedar a conexão para não existir perda ou saída dos fluidos. Hoje, os flanges são as conexões mais usadas pelas indústrias, necessários para o funcionamento de vários sistemas tubulares nos mais diversos segmentos. 

Práticos, seguros e rápidos, são fixados por parafusos, facilitando o processo de montagem e desmontagem. 

Esses componentes se categorizam pelas normas B16.5 e B16.47 da ANSI (American National Standards Institute). Geralmente, com base no diâmetro. 

Mas, a escolha do flange também passa pelo material usado na fabricação, ambiente que é exposto e os modelos disponíveis. Ou seja, tem a ver com a sua aplicabilidade. 

 

Os tipos de flanges soldáveis

Os flanges podem ser feitos de materiais diferentes. Aqueles de aço inox são mais resistentes. Inclusive, por esse motivo, podem ser usados em aplicações mais amplas — já que não sofrem oxidação e nem corrosão. 

Por exemplo, são soluções para tubulações, como as de seções transversais circulares e os sistemas que envolvem outros equipamentos e peças, tais quais as válvulas. 

Além disso, são muito comuns na automação industrial por terem poder para conduzir vários tipos de fluidos.

Outra vantagem dos flanges soldáveis é que se conectam com componentes de outros fabricantes. Logo, a variedade de usos chega em todos os segmentos da indústria: 

  • Cimento e mineração;
  • Engenharia;
  • Petrolífero;
  • Água e esgoto;
  • Construção civil;
  • Usinas e outros.

Sabendo disso, conheça os tipos de flanges soldáveis atualmente disponíveis. 

 

Flange solto

O flange solto também é conhecido como flange Lap-Joint, aplicado em tubulações que necessitam de desmonte frequente. Por exemplo, tem indicação para a montagem de linhas que usam pestanas.

Uma das vantagens é que pode girar e, além disso, permite o fácil alinhamento dos furos. Outra característica do flange solto é que ele não fica preso ao tubo, sendo possível deslizar pela tubulação. No entanto, só é recomendado para baixas pressões.

 

Flange cego

É o mais comum entre os tipos de flanges. Por não possuir orifício central, é muito utilizado em extremidades de sistema de tubulação, aplicado para fechamento e inspeção de linhas. Ou seja, pode interromper a passagem de fluidos em tubulações, válvulas e bombas.

O flange cego também possui outros benefícios. Por exemplo, o de suportar pressão e variação de temperaturas, além da possibilidade de dar continuação futura da tubulação. 

Um cuidado importante é: esse flange não pode estar sujeito a golpes de aríete. 

 

Flange sobreposto 

Agora, o flange sobreposto, essa conexão precisa de solda no lado interno e externo. O deslize sobre a tubulação ocorre antes da solda e isso faz com que não tenha ligação direta com a conexão. 

Também tem o benefício de fácil instalação. Isso porque a ponta do tubo encaixa no flange, facilitando o alinhamento e evitando que precise cortar o tubo. 

 

Flange SW (Socket Welding

O flange SW (encaixe solda), possui um encaixe completo para a parte do tubo, dispensando a solda interna. É muito recomendado para baixa pressão, e pode ser útil para casos onde existam pressões e temperaturas moderadas.

A instalação desse tipo de conexão garante um total fechamento, pois elas são montadas em pares e unidas por parafusos. 

Além disso, o flange SW é uma peça que facilita a condução de fluidos e pequenas bitolas. 

 

Flange pescoço 

Também conhecido como flange WN (Welding Neck), o flange pescoço é projetado para transferir tensão para a tubulação, reduzindo a concentração de pressão em sua base. 

Por isso, pode ser usado para várias condições de temperatura e pressão, sendo ótimo na vedação.

A forma de pescoço cônico é resistente à deformação e facilita o reconhecimento. Considerado um dos flanges mais eficientes do mercado, possui sua extremidade chanfrada, favorecendo a solda de topo. Por fim, reduzem turbulências dentro dos tubos.

 

Onde encontrar flanges soldáveis?

Onde encontrar flanges soldáveis?

A Filmach Equipamentos possui uma equipe comercial com amplo conhecimento em todas as aplicações dos vários tipos de flanges soldáveis apresentados acima. 

Aliada a uma equipe técnica altamente capacitada, atende um amplo mercado de atuação. Especialmente as empresas que possuem a estratégia de solucionar problemas. Os flanges são essenciais para tal aplicação, e a Filmach garante excelência no atendimento. 

A equipe Filmach está orientada a buscar sempre a melhor relação de custo-benefício para cada projeto. O que acontece por meio de uma engenharia de aplicação voltada para soluções integradas e altamente técnica. Entre em contato e faça a sua cotação dos tipos de flanges desejados. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *