Nas indústrias em geral, nos mais diversos segmentos, é comum a necessidade de usar conexões soldáveis e roscáveis.
Elas possuem a função de fazer ligações em tubos, equipamentos e sistemas, garantindo qualidade nas operações de líquidos, fluidos e gases. Mas como realizar a escolha mais assertiva?
Para ajudá-lo, elaboramos este artigo. Nele, veja dicas para ajudar sua indústria a identificar a conexão ideal.
Conexões soldáveis e roscáveis: entenda a diferença
Em ambientes industriais, as conexões servem para fazer ligações em tubos, equipamentos e sistemas, amplamente usadas para o transporte de fluidos.
No entanto, existem diferenças importantes entre as conexões soldáveis em inox e as roscáveis ou roscadas.
Bastante utilizada em diversos segmentos da indústria, as conexões soldáveis em aço inox são muito versáteis, resistentes e com fácil manutenção e limpeza.
Elas passam pelo processo de solda. Com isso, cria-se uma conexão segura, resistente e permanente. Logo, são recomendadas para sistemas sem necessidade de alterações por um longo período.
As conexões roscáveis, por sua vez, possuem extremidades com roscas internas e externas, permitindo o rosqueamento nos tubos, válvulas ou em outras roscas externas.
Recomendações para escolher entre os dois tipos de conexões
A escolha entre usar conexões soldáveis ou conexões roscáveis deve sempre ser feita na hora do planejamento, levando em consideração uma série de fatores.
Entre os principais, destacam-se as características que cada conexão possui, interferindo diretamente no andamento do projeto e na utilização a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, as recomendações para cada tipo de conexão são:
Conexões Soldáveis
Recomendadas para instalações permanentes, com perspectiva de baixa manutenção e aplicadas em sistemas de alta pressão.
Esses tipos de conexões possuem aplicações em diversos segmentos da indústria que requerem vedação completa e alta resistência, como é o caso da:
- Indústria química;
- Indústria petroquímica;
- Indústria alimentícia;
- Indústria farmacêutica.
As conexões soldáveis de aço inox comercializadas pela Filmach são:
- Flanges: Flange cego, flange sobreposto, flange solto, flange SW, Flange WN – pescoço;
- Curva: Curva 45º raio longo, curva 90º raio longo;
- TEE;
- Redução concêntrica;
- Pestana;
- CAPS;
- Luva e meia luva.
Todas essas conexões soldáveis são frequentemente utilizadas em sistemas como tanques, tubulações, trocadores de calor e recipientes de pressão.
Conexões Roscáveis
O uso de conexões roscáveis possibilita maior agilidade de montagem e desmontagem de um sistema, além de facilitar manutenções e instalações.
Exatamente por isso, as conexões roscáveis estão disponíveis em diversos tamanhos e diâmetros, normalmente são utilizadas para instalações de baixa pressão.
Por fazer a união por rosca, elas permitem uma futura mudança na rede hidráulica ou remanejamento do sistema.
Também têm espessura de parede maior. Por isso, apresentam vantagens contra eventuais choques ou impactos que possam ocorrer em instalações aparentes.
Por fim, ambas as conexões permitem muitas vantagens às indústrias. Elas são feitas de materiais de alta resistência e durabilidade, com baixa manutenção, adaptabilidade ao líquido transportado e design (aspecto visual elegante).
Por fim, vale ressaltar que as conexões soldáveis e roscáveis importadas e distribuídas pela Filmach possuem certificação de sistema de gestão de qualidade ISO 9000, bem como as demais aprovações relacionadas a cada categoria de produto.
Acesse o site da Filmach e conheça toda a nossa linha de produtos e soluções para seu segmento industrial.



0 comentários