Como é feita a filtragem de combustível de aviação?

13 out, 2023 | Aviação | 0 Comentários

A filtragem de combustível de aviação é diferente do setor automotivo. A explicação é simples, mas totalmente necessária: com água no motor ou particulados sólidos, os componentes podem falhar.

Se você não sabe como tudo acontece, não se assuste. Existe um longo caminho, da refinaria à aeronave, para chegar à melhor qualidade do combustível. Nesse processo, existem 3 tipos de filtros: argila, micrônicos e coalescedores-separadores.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes desse processo de filtragem.

 

A importância da filtragem de combustível de aviação

A atividade de reabastecimento de aeronaves é altamente técnica. Deve ser executada seguindo rigorosos procedimentos operacionais que proporcionam segurança e confiança aos envolvidos no voo. E uma delas é a filtragem de combustível de aviação.

As normas brasileiras e internacionais determinam como deve ser feita cada etapa do processo. Do mesmo modo, indicam quais equipamentos devem ser utilizados.

Os combustíveis dos aviões são: o querosene (QAV, JET) e a gasolina (AVGAS), como explica o Ministério de Minas e Energia. Ambos devem atender a um controle de qualidade de altíssimo nível.

Antes de chegar às aeronaves, existem impurezas que podem estar misturadas com o combustível. Elas são divididas em resíduos sólidos e água. É nesse momento que entra a importância das filtragens! 

A explicação é que os motores e componentes dos aviões exigem uma pureza do produto muito elevada. De fato, deve ter qualidade muito superior ao que se vê no mercado automotivo. Abaixo, vamos ver quais são os índices aceitáveis. 

 

Quando acontece a filtragem de combustível de aviação

Da produção na refinaria até o momento do abastecimento na aeronave, o combustível de aviação passa por diversas fases de filtragem. É justamente esse caminho logístico que proporciona a qualidade requerida ao produto-final.

Inclusive, a partir da saída da refinaria, todas às vezes que o combustível é transferido de um ambiente para outro, ele é filtrado. Pode ser por dutos, caminhões, trens ou navios. Quando vai de um tanque a outro, o combustível passa pela filtragem.

Para se ter ideia de quantas vezes a filtragem acontece, considere essa sequência de distribuição logística: Refinaria > Terminal de armazenamento > Base de distribuição > Instalação do aeroporto > Aeronave.

Além das filtragens, ao longo do trajeto, análises químicas e físicas são feitas também. Nesses casos, o objetivo é garantir que o combustível não esteja contaminado por produtos químicos (surfactantes), particulados sólidos ou água.

 

Como é feita a filtragem de combustível de aviação

Filtragem de combustível de aviação

O processo de filtragem de combustível das aeronaves pode acontecer a partir de vários tipos de equipamentos. Conheça alguns deles.

 

Filtros de argila

Um exemplo vem dos filtros de argila. Esse equipamento faz a retenção dos “surfactantes”, corantes e outros aditivos indesejados. Geralmente, substâncias provenientes do processamento do refino ou da contaminação por transporte.

Esses contaminantes são perigosos porque impedem a separação da água — como veremos nos tópicos a seguir. Além disso, podem prejudicar os componentes dos motores dos aviões e causar efeitos indesejados.

 

Filtros micrônicos

Os filtros micrônicos servem para reter partículas sólidas ultrafinas presentes no combustível. Conforme a cadeia de distribuição, as malhas filtrantes são mais “apertadas”, o que garante a pureza do combustível em cada filtragem.

Considere que 1 micra (ou 1 mícron) equivale a 1 milímetro dividido por 1.000. É a milionésima parte do metro. Para fins comparativos, um grão de areia possui 200 micra e um fio de cabelo tem 75 micra.

Esse controle micrônico começa na própria refinaria, onde são aplicados filtros com malha de 5 micra. Depois, nas instalações de armazenamento e distribuição, com filtros com 2 micra. Já no aeroporto, o filtro tem malha de 0,5 micra.

Dessa forma, em suma, o combustível abastecido nos aviões deve ser isento de partículas maiores do que 0,5 micra. Logo, esse é o principal objetivo da alta tecnologia usada nos filtros micrônicos.

 

Filtros coalescedores-separadores

Esse tipo de filtragem de combustível de aviação acontece para a separação da água. Os especialistas dizem que esse tipo de combustível, usado em aviões, deve ser “seco”. Ou seja, totalmente isento de água.

A água é indesejada porque prejudica o funcionamento dos motores. A presença dela causa condensação da umidade do ar que tem nos tanques de armazenamento. Logo, é um dos tipos de filtragens mais importantes ao longo da cadeia de distribuição.

Os equipamentos usados nesse processo são divididos em estágios. E antes de conhecê-los, considere: coalescência é a junção das pequenas gotículas de água em gotículas maiores e mais pesadas. Assim, podem ser retidas mais facilmente.

Estágio I – O combustível passa pelos cartuchos coalescedores. Aqui, há a retenção de contaminantes sólidos ultrafinos, causando a coalescência das partículas de água.

Estágio II – No segundo estágio, usam-se os cartuchos separadores que, como o nome indica, fazem a separação das gotículas maiores.

O limite de água aceito nos motores das aeronaves é de 20 partes por milhão. Lembrando que o requisito de contaminantes sólidos é de, no máximo, 0,5 micra.

 

Outras tecnologias de filtragem de combustível de aviação

Além das filtragens acima, durante o controle de qualidade dos combustíveis de aviação, também são usadas outras tecnologias. Entre elas:

  • Sensores eletrônicos;
  • Filtros monitores absortivos;
  • Testes químicos;
  • Análise de densidade e temperatura, etc.

Mas, é importante saber que os filtros de argila, micrônicos e coalescedores-separadores estão entre os mais importantes. Eles passam por metodologias internacionais durante desenvolvimento e fabricação. 

Atualmente, esses processos são coordenados pelo Energy Institute, um instituto de qualidade sediado em Londres, na Inglaterra. E somente três empresas no mundo são aprovadas para fornecer os filtros qualificados ao mercado de combustíveis de aviação.

 

Filmach Equipamentos

A Filmach é especialista em infraestrutura de reabastecimento de aeronaves no Brasil. Fornece soluções certificadas para aplicações variadas, dos sistemas de gasolina em aeroclubes até skids de alta vazão para querosene de avião em grandes aeroportos.

Para conhecer os serviços e produtos da Filmach para o setor de aviação, clique aqui.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *